O Festival do Bacalhau abre portas para mais uma edição no Jardim Oudinot na expetativa de manter os 200 mil visitantes habituais nos últimos anos.
Durante cinco dias, o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, é palco para a celebração das mais variadas receitas de bacalhau preparadas por dez associações locais mas também para inúmeros espetáculos culturais e momentos lúdicos.
Sessões de showcooking, degustações, concursos, workshops, mostras de artesanato, visitas ao Navio Museu Santo André e atividades desportivas, como a Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo e a Corrida Mais Louca da Ria são algumas das propostas.
No menu há bacalhau e derivados numa organização que vai manter o envolvimento de empresas que fornecem cerca de 12 toneladas de fiel amigo para perto de 200 mil visitantes.
O Município de Ílhavo e a Rota da Bairrada lançam, esta quarta, o espumante ‘Faina Maior Baga Bairrada’. Trata-se do mais recente espumante com a chancela de qualidade e o selo ‘Baga Bairrada’, um produto que resulta de uma parceria entre a Associação Rota da Bairrada e o Município de Ílhavo, que se tem vindo a afirmar como a ‘Capital do Bacalhau’.
O seu lançamento acontece, esta quarta, às 19h00, no Pavilhão Terra Mar, por ocasião da inauguração do ‘Festival do Bacalhau 2017’, em Ílhavo.
Uma homenagem aos bravos que se dedicam à pesca do bacalhau e à Bairrada, fazendo uso da sua casta rainha (Baga) na produção do seu produto âncora (espumante).
O Festival do Bacalhau confirma a presença de alguns dos melhores Chefs do país no Jardim Oudinot em sssões de showcooking. No dia de abertura, o Chef Chakall regressa ao Pavilhão Terra e Mar, a partir das 21h00, para mais um momento de cozinha ao vivo.
A noite conta com a animação de José Cid no primeiro de um ciclo de concertos (22h).
José Paulo Vieira da Silva, da Confraria do Bacalhau, entidade que em conjunto com a Câmara de Ílhavo promove o certame, admite que a expetativa é positiva (com áudio).
|