A Biblioteca Municipal de Sever do Vouga assinalou, no dia 25 de Julho, mais um aniversário, completando assim oito anos de serviço à comunidade. O momento contou com a presença dos mais novos que, munidos de sacos camas, passaram a noite naquele equipamento cultural, no âmbito da iniciativa “Biblioteca de Pijama”.
Com 2.737 utilizadores, desde que entrou em funcionamento, a biblioteca emprestou quase 44 mil documentos. No entanto, a importância deste equipamento vai muito além do empréstimo domiciliário e livre acesso às estantes. O vereador da Cultura, Almeida e Costa, realça os diversos serviços que abrangem diferentes faixas etárias, sendo exemplo disso os projetos dirigidos aosbebés (Bebéteca), crianças (Popup em Família: Clube de Leitura para pequenos leitores), adultos (Pais do Avesso) e seniores (Sénior Net), estando para breve o início de “Rir é o melhor remédio”, projeto de risoterapia para os seniores e IPSS’s do concelho.
Entre as iniciativas que fazem parte da programação anual, o destaque vai para a “Biblioteca de Pijama”, “Noite de Arrepiar”, “Letras e Atividades e Tudo Mais”, “Pimpolhos Natalícios” e ainda a “Feira do Livro”.
O envolvimento com a comunidade é outra das fortes apostas da biblioteca, através de várias ações que vão dasexposições às palestras, sem esquecer o acolhimento de iniciativas.
Mas nem só de livros é feito aquele espaço.
As relações interpessoais têm um grande peso no dia- a-dia e em dia de aniversário, não foram só as crianças a cantarem os parabéns. Os pais também estiveram presentes. “Não somos apenas um espaço de consulta de documentos. Nestes oito anos temos desenvolvido um trabalho, através dos diferentes projetos e iniciativas, que fomentam muito mais que a leitura, ajudando também a desenvolver laços de afeto entre os nossos utilizadores, muitos até de fora do concelho, que veem este equipamento como um espaço de partilha”, explica a bibliotecária Andreia Amorim.
Por tudo isto, a Câmara Municipal de Sever do Vouga faz um balanço muito positivo destes oito anos de funcionamento da Biblioteca Municipal. “Foi um grande ganho para Sever do Vouga e tê- la a funcionar com esta dinâmica e qualidade é uma mais-valia não só para os severenses, mas para toda a região”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, António Coutinho, que se juntou à festa para “dar os parabéns a todos que têm feito daquele espaço um local de promoção da cultura no Município”, deixando uma palavra de agradecimento especial aos funcionários, cujo “empenho é visível em todas as atividades”.
A Biblioteca Municipal de Sever do Vouga integra a Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO, tendo sido a 18.a biblioteca pública portuguesa a entrar para esta rede que incentiva a partilha dos ideais da UNESCO e vontade de empreender atividades próprias.
|