Gaspar Albino faleceu aos 79 anos de idade. Nasceu a 31 de Agosto de 1938, na freguesia da Glória. Foi empresário no sector das pescas e, posteriormente, empresário gráfico.
Além de uma vida dedicada à fileira da pesca do bacalhau fica na memória dos aveirenses como homem das artes.
Foi vereador da Câmara Municipal de Aveiro, em dois mandatos; vogal da Assembleia Municipal de Aveiro; Presidente fundador do Lions Clube de Aveiro; Dirigente do Clube dos Galitos; Presidente da Direção dos Bombeiros Novos de Aveiro; sócio fundador da Associação dos Amigos do Museu de Aveiro e um dos fundadores do Aveiro Arte e do Círculo Experimental de Teatro de Aveiro (CETA).
A Associação dos Amigos do Museu já lamentou a perda. “Seremos menos e menores sem a sua paixão, dedicação e entrega deste sempre Grande Amigo do Museu de Aveiro”.
O Clube dos Galitos não esqueceu a ligação ao antigo dirigente e deixou nota de pesar. “Foi dirigente do Galitos, diretor do pelouro cultural e enquanto sócio sempre colaborou com o clube em tudo o que lhe foi pedido. Muito se escreverá sobre os muitos méritos do Gaspar Albino, que são imensos, mas preferimos simplesmente recordar o seu amor por Aveiro, a sua imensa disponibilidade para com todas as causas aveirenses, o seu talento como artista de muitas artes, mas sobretudo, a sua imensa capacidade de criar pontes para juntar os aveirenses em torno do que era realmente importante.
O Clube dos Galitos perdeu um sócio notável. Aveiro perdeu um dos seus maiores”.
O funeral realiza-se esta segunda-feira em Aveiro.
|