O Festival de Cinema de Avanca regressa no dia 26 de Julho com aposta na internacionalização e com mais produção nacional. Há 12 filmes escolhidos para valorizar a produção regional e cinco portugueses na competição internacional.
Os investigadores estão convidados a apresentar os seus estudos neste espaço de divulgação e partilha da investigação académica naquela que será a 21ª edição.
É um ponto de encontro para todos os que se dedicam ao cinema com propostas de sessões de cinema, workshops, apresentações de livros, mesas-redondas, sessões plenárias e paralelas. Para os mais jovens há um espaço de formação em que é possível desenvolver uma história e concretizar um filme.
Costa Valente, responsável pelo cineclube de Avanca, assume que o alargamento de fronteiras já aconteceu com a promoção anterior ao Festival em Madrid e Porto e continuará depois do Festival com atividades no Brasil (com áudio).
Diamantino Sabina, presidente da Câmara de Estarreja, assume a aproximação ao evento pela importância que tem na vida cultural e pela captação de públicos para o Município de Estarreja.
“Houve este natural interesse do município em juntar-se mais e o cineclube aceitar-nos como co-organizadores neste que é um dos principais eventos. Os números são impressionantes dado os países que participam no festival de curtas-metragens”.
foto: Diário de Aveiro
|