A Turismo do Centro passa a dispor de Observatório Permanente.
Este mecanismo nasce com o objetivo de monitorizar de forma permanente todos os aspetos relacionados com o turismo na região, em especial os seus impactos económicos, sociais, culturais e ambientais.
O Observatório de Turismo do Centro, desenvolvido com o apoio técnico e científico do Instituto Politécnico de Leira (IPL), é um Sistema de Monitorização da Atividade Turística (SMAT) que cumpre, na íntegra, os requisitos preconizados pela União Europeia através do “European Tourism Indicators System “ (ETIS).
Mas vai mais longe, integrando outros indicadores específicos para garantir uma aferição adequada da atividade turística da Região Centro e de todos os seus agentes turísticos: empresas, autarquias, comunidades intermunicipais, população local e turistas.
Numa primeira fase, a partir da próxima semana, será realizada uma avaliação exaustiva da atratividade dos recursos turísticos existentes nos 100 concelhos da Região Centro. Em seguida, com o apoio ativo das autarquias, serão efetuados inquéritos periódicos a todos os agentes do sector.
O resultado mais prático será a produção de relatórios mensais, semestrais e anuais, que servirão de orientação para uma gestão de qualidade, baseada no conhecimento, de todos agentes turísticos da região.
“O Observatório de Turismo do Centro vem preencher uma lacuna com que nos deparamos na análise dos indicadores turísticos do Centro de Portugal. A nossa região está atingir níveis inéditos de crescimento na procura turística, na casa dos dois dígitos, que são bem evidentes nos indicadores estatísticos disponíveis. Mas sentimos a necessidade de ir mais além. Assim, com o apoio técnico do Instituto Politécnico de Leiria, criámos este instrumento de monitorização regional, que nos vai permitir, de forma mais exaustiva e completa, traçar um quadro, permanentemente atualizado, da atividade turística da região Centro de Portugal”, explica Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
“Este Observatório vai contribuir, decisivamente, para o conhecimento integrado do setor do Turismo na região Centro de Portugal. Será, seguramente, de grande utilidade para todos os intervenientes nesta atividade, desde empresas e empresários a autarquias. O conhecimento é cada vez mais um fator crítico de sucesso na gestão sustentável e competitiva dos destinos turísticos e este é um contributo que esperamos que seja importante nesse sentido”, acrescentou.
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