Salvador Malheiro espera que a próxima época balnear seja feita com a reabilitação da Barrinha de Esmoriz concluída. Autarcas de Ovar e Espinho, a Administração da Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro, responsáveis pela empreitada (ABB) e os presidentes das Juntas de Freguesia de Esmoriz e Paramos visitaram o andamento das obras.
No final da visita, Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, mostrou-se satisfeito pelo desenrolar dos trabalhos, assegurando que os prazos serão cumpridos. “Temos a garantia de que o prazo da obra vai ser cumprido, na certeza de que o ligeiro atraso na operação de dragagem pode ser recuperado, sendo imperativo que os prazos se cumpram, na expetativa de uma grande época balnear”.
Na passagem pela Barrinha vincou ainda a importância de manter os passadiços utilizáveis. “A altura dos passadiços é superior à cota do dique fusível pelo que os passadiços não serão alagados (salvo situações de inundação completamente excecionais)”.
O autarca adiantou ainda que “a Barrinha de Esmoriz vai ser um grande polo de atração turística, até porque percebemos que o sector do ambiente tem um grande potencial sob o ponto de vista económico e social e tenho a certeza absoluta de que a realidade desta região será muito diferente, pela positiva, a curto e médio prazo”.
Recorde-se que a empreitada de Requalificação e Valorização da Barrinha de Esmoriz, adjudicada por 2.749.857,71 euros e cofinanciada pelo PO SEUR, tem como objetivo específico a proteção do litoral, através da execução de dragagens na Barrinha e utilização dos dragados para minimização dos efeitos da erosão costeira e reposição do equilíbrio na dinâmica sedimentar ao longo da costa, através do restabelecimento do fornecimento de sedimentos ao litoral.
|