domingo, 24 de Novembro de 2024  02:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-11-2004

O PSD e o CDS-PP vão concorrer separados à GAMA


Política

O PSD e o CDS-PP vão concorrer separados às eleições da próxima sexta-feira para a assembleia da Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA), que integra doze municípios do distrito.

O actual secretário de Estado do Desporto, Hermínio Loureiro, é o cabeça-de-lista do PSD, em representação da assembleia municipal de Oliveira de Azeméis, enquanto o CDS apresenta uma lista liderada por João Salviano, da assembleia municipal de Oliveira do Bairro.

Gorada a tentativa de lista única promovida por Ribau Esteves, presidente da direcção da GAMA e da distrital do PSD de Aveiro, o acto eleitoral vai submeter a votação, numa eleição simultânea a realizar nas doze assembleias municipais, listas separadas do PSD, CDS, PS e CDU.

Enquanto do lado do PSD e do CDS os primeiros das listas são dos extremos da área da GAMA, Oliveira de Azeméis ao Norte e Oliveira do Bairro ao sul, o PS e a CDU apostam em figuras da capital do distrito para liderar as respectivas listas.

O Partido Socialista destaca da sua lista, encabeçada por Filipe Neto Brandão, da Assembleia Municipal de Aveiro, o facto de estarem representados de igual forma todos os 12 concelhos abrangidos, com igual número de representantes em lugares elegíveis.

Os socialistas querem assumir um "papel crucial na preparação de uma alteração legislativa, para possibilitar uma nova reorganização e descentralização administrativa com verdadeiras competências e financiamentos claros e substantivos".

A CDU, por seu turno, integra na lista a totalidade dos seus representantes eleitos nas assembleias municipais da área metropolitana, sendo encabeçada por António Salavessa, também da Assembleia Municipal de Aveiro.

A CDU apresenta-se a esta eleição para "dar voz aos interesses dos trabalhadores e das populações da região, defendendo um outro modelo de desenvolvimento".

Aquela coligação promete, caso fique representada na assembleia da GAMA, continuar a "pugnar pela criação das Regiões Administrativas, entendidas como verdadeiras autarquias que resultem do voto directo dos cidadãos".

A votação simultânea nos 12 municípios que aderiram à GAMA vai decorrer entre as 19 horas e as 21 horas de sexta-feira.

Nessa ocasião serão escolhidos, de entre os eleitos para as assembleias municipais, os 37 membros da assembleia da área metropolitana, já que a junta da GAMA já tinha sido escolhida através de uma lista única, em que Ribau Esteves(PSD) ficou na presidência e Ápio Assunção(PSD) e Manuel Soares(PS) foram escolhidos como vice- presidentes.

O mandato da junta prolonga-se até às próximas eleições autárquicas e será depois rotativo, de seis em seis meses.

A GAMA é constituída pelos concelhos de Águeda, Albergaria-a- Velha, Aveiro, Estarreja, Ilhavo, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Vale de Cambra, Sever do Vouga e Vagos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®