quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  22:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-10-2016

Estarreja: Município assinala aniversário da atribuição do nobel da medicina.



O Município de Estarreja assinala os 67 anos da atribuição do Nobel da Medicina a Egas Moniz. Na sessão comemorativa desta noite será lançado o Catálogo da Casa Museu Egas Moniz e promovida uma conversa sobre “Egas Moniz na Investigação Científica e na Arte”, dinamizada pela Diretora da Casa Museu, Rosa Rodrigues.

A 27 de outubro de 1949, Egas Moniz era galardoado com o Prémio Nobel da Medicina, um acontecimento que fez história há 67 anos. É um dos nomes da medicina mundial e uma figura multifacetada. António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (Avanca, 29 de novembro de 1874 — Lisboa, 13 de dezembro de 1955) foi médico, neurologista, cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial.

Egas Moniz foi o primeiro português a ganhar um Nobel, no dia 27 de outubro de 1949, pela descoberta da leucotomia pré-frontal. Permanece ainda como o único Prémio Nobel português de ciência.

Intimamente relacionado com o percurso e a vida do investigador, a Casa Museu Egas Moniz, antiga Casa do Marinheiro onde o cientista nasceu, situada em Avanca, reúne um conjunto de coleções de arte que o casal Egas Moniz e a sua esposa Dona Elvira foram reunindo ao longo da vida.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®