A 6ª Feira Social de Anadia, bienal de projetos sociais, é inaugurada esta quarta. Organizada pela Câmara Municipal de Anadia, em parceria com o Núcleo Dinamizador do certame, a Feira Social visa a promoção das potencialidades e dos recursos existentes na área social, divulgando o trabalho desenvolvido no âmbito da intervenção.
Contando com a participação ativa das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Santas Casas da Misericórdia do concelho, bem como de outras entidades que integram a Rede Social de Anadia, a 6ª Feira Social de Anadia apresentará, ao longo de quatro dias, o trabalho social, respostas sociais, projetos e medidas de política social, desenvolvido e implementado pelo Município de Anadia e pelas dezoito instituições sociais do concelho.
Na promoção efetiva do trabalho de parceria, e à semelhança do sucedido nas edições anteriores, a feira conta também com a participação de outras entidades do Conselho Local de Ação Social (CLAS), que estarão presentes no stand do CLAS e que irão colaborar em diversas atividades a realizar no âmbito do certame.
Uma dessas iniciativas é a ação solidária “Aquece Anadia, traz um agasalho!”, uma campanha de recolha de agasalhos (para todas as idades) e de roupas de cama, que está já a decorrer e que, a propósito do Dia Internacional contra a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social (17 de outubro), tem o duplo objetivo de ajudar famílias mais desfavorecidas do concelho e sensibilizar a comunidade em geral para a problemática da pobreza e da exclusão social.
Na tarde desta quarta, a Guarda Nacional Republicana (GNR) irá promover uma demonstração de cavalaria e cinotécnica, e, no dia 21, apresentará a peça de teatro “Frederico, o cinto de segurança!”, que visa sensibilizar os mais novos para a prevenção rodoviária, e que terá como público crianças utentes de instituições sociais.
Na quinta-feira, 20 de outubro, a Misericórdia da Freguesia de Sangalhos promove o “Hospital dos Brinquedos”, uma atividade dirigida a crianças com idades entre os três e os dez anos, e que procura contribuir para a superação do conhecido “medo das batas brancas”, e ajudar as crianças a compreender a situação de doença, promovendo a comunicação com os profissionais de saúde.
A abertura está marcada para as 11h, no Pavilhão de Desportos do Complexo Desportivo de Anadia. Momento para a celebração dos acordos e entrega de subsídios destinados às 18 instituições particulares de solidariedade social do concelho.
Apresentada pela Presidente da Câmara, Maria Teresa Cardoso, a proposta para atribuição de subsídios às IPSS totaliza 66.750 euros, e foi votada na reunião de 12 de outubro, tendo merecido a aprovação de todos os elementos do executivo presentes.
Representando um crescimento de mais de 37% face ao valor que foi atribuído em 2015, o montante agora atribuído pela autarquia destina-se a contribuir para o reforço da capacidade de resposta das IPSS de Anadia no seu trabalho diário de intervenção social com vista ao auxílio às famílias, crianças, jovens, idosos, e integração social e comunitária, que se traduz na concessão de bens e na prestação de serviços.
|