O porto de Aveiro tem facilidades logísticas que permitem retirar por ano 8.000 camiões TIR das estradas de Portugal, afirmou hoje em Ílhavo, João Vinagre, membro do Conselho Português de Carregadores (CPC). Falando no colóquio "Para a Europa? Vamos por mar!", promovido pela revista Cargo, aquele especialista sublinhou que o número de camiões TIR que podem ser substituídos pelo transporte marítimo, ainda "pode ser ampliado no dia em que houver uma ligação ferroviária do porto à rede nacional". Por sua vez, o presidente da Associação Portuguesa do Transporte Marítimo de Curta Distância (APTMCD), Bruno Bobone, lamentou profundamente que o "Governo não convoque a APTMCD para o debate sobre o desenvolvimento do transporte marítimo em Portugal". "Em 12 anos tivemos 12 ministros e 10 secretários de Estado no sector e, agora, com a divisão do sector em dois ministérios perdeu-se totalmente o controlo da situação", frisou. Durante o debate, Vieira dos Santos e Lopo Feijó, ambos da Comunidade do Portuária do Douro e Leixões (CPDL) insurgiram-se contra a criação da holding de portos, "uma vez que vai tirar capacidade aos portos e, com ela, mais se irá para a Europa por terra". Ainda sobre a ???, Lopo Feijó disse "não acreditar nos aumentos das cargas portuárias por via administrativa, conforme pretende a tutela", e desafiou o representante da Sponsor (empresa espanhola que elaborou o estudo da holding) a justificar as conclusões do referido documento. Feijó defendeu por outro lado, "o princípio do pagador/utilizador/beneficiário, coisas que até agora ninguém falou". "Se os associados da ANTRAM (transportadores rodoviários de mercadorias), vão ter benefícios nos pagamentos das SCUT, porque não há benefícios para o transporte marítimo", questionou. Entretanto, Braga da Cruz, presidente do Administração do Porto de Aveiro, em declarações à Lusa reportou-se ao evento como uma reflexão sobre os desafios do transporte marítimo de curta distância e a "importância do porto no sistema de transporte, não só ao serviço da região, como do País". "Para o Porto de Aveiro é uma oportunidade de dar a conhecer o desenvolvimento é uma oportunidade para mostra o desenvolvimento que está a ter, adiantando que de momento porto pode receber navios até 140 metros de comprimento, ou seja, com 8 metros de calado. |