O aluno de Engenharia Mecânica da UA, Luís Filipe Almeida, bateu o record nacional de peso morto, na classe de competição 90-100 Kg, ao levantar 245Kg.
Luís Filipe, que tem 25 anos, 1, 77m e 99 kg, representou recentemente a Universidade de Aveiro no campeonato nacional de peso morto e bateu o record com 245 kg. "Foi o meu primeiro ano de competição como sénior", afirmou, confessando ter optado por fazer uma prova táctica. "Só tinha direito a 3 tentativas, portanto, decidi não arriscar e cumprir os objectivos. Consegui."
Nesta modalidade, o atleta tem que levantar do chão, a barra com os alteres até que o seu corpo atinja uma posição vertical, joelhos esticados e ombros para trás. Se durante o levantamento, o atleta tremer ou parar, ainda que por pouco tempo seja, ou se demonstrar estar em muito esforço, o levantamento é nulo. "Para ser válido, este movimento deve ser efectuado com suavidade", assegura Luís Filipe, explicando que, depois de dada a ordem do juiz principal "TERRA", o atleta pousa a barra suavemente no chão, terminando desta forma o levantamento".
Apesar de ter batido o record nacional com 245Kg, a marca pessoal de Luís Filipe é de 300Kg. É, por isso, que espera conseguir atingir o seu próximo objectivo: o record europeu.