domingo, 24 de Novembro de 2024  05:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-10-2004

Sindicato admite hipótese de abalroamento do Salgueirinha


Aveiro

O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte admitiu a hipótese do naufrágio da embarcação "Salgueirinha", há uma semana, ter sido provocado por um abalroamento, reportando-se a conversas via rádio entre barcos que estavam na mesma zona.

Numa carta enviada Governo e às autoridades marítimas, a que a Lusa teve acesso, o presidente da direcção daquele sindicato, António Macedo, refere que o naufrágio, que ocorreu junto à barra de Aveiro na noite de 18 de Outubro, "está envolto num autêntico ?ério, não se percebendo, com as condições de mar descritas, como tal possa ter sucedido sem que houvesse tempo sequer para accionar o SOS".

"Tendo conhecimento que em conversas de rádio entre as embarcações de pesca, no Canal 16 e no Canal 11, foi levantada a suspeita de possibilidade de abalroamento", o sindicato, "embora consciente das dificuldades para apurar e esclarecer os factos, exige que sejam tomadas todas as medidas possíveis no sentido de apurar e esclarecer todas as dúvidas existentes", refere a missiva.

Afirmando não querer alimentar "polémicas" ou pôr em causa o trabalho e empenhamento de profissionais do Instituto de Socorro a Náufragos (ISN) ou da própria Policia Marítima, o responsável do Sindicato questiona a prontidão dos meios de salvamento.

Salienta que o desaparecimento da embarcação foi comunicado, quer pelo familiar que habitualmente fazia transporte dos tripulantes entre Aveiro e as Caxinas, quer por outra embarcação que se encontrava no mar, às 00:00 e às 00.45, respectivamente, mas só cerca das 05:00 o salva-vidas saiu para o mar.

A estrutura sindical aproveita a missiva para pôr em causa a falta de pessoal das estações salva vidas e lamentar que o canal directo para comunicar pedidos de socorro - as "rádios pesca" instaladas nas Lotas - esteja encerrado à noite.

"Se é verdade que no caso da embarcação "Salgueirinha" não se registou qualquer pedido de socorro, é também verdade que as estações de salva vidas do ISN se debatem com falta de pessoal, tendo apenas 75 dos 130 profissionais previstos no quadro", observa.

A embarcação de pesca, com seis pessoas a bordo, naufragou junto à barra de Aveiro na noite de 18 de Outubro. Até agora apenas deram à costa os corpos de três dos tripulantes.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®