O destacamento fiscal de Aveiro da GNR anunciou hoje ter apreendido 200 quilogramas de berbigão, amêijoa e lingueirão, e diverso equipamento de mergulho, numa fiscalização conjunta com a Inspecção-Geral das Pescas.
As acções de fiscalização, que envolveram 20 elementos da Brigada Fiscal da GNR, inseriram-se no combate à apanha, armazenagem e comercialização de bivalves na Ria de Aveiro, por desrespeito às interdições determinadas pela autoridade marítima e aos tamanhos considerados legais.
Ao todo, foram inspeccionadas duas depuradoras (equipamentos de purificação) e centros e distribuição, 30 embarcações dedicadas à apanha de bivalves e 20 mergulhadores.
Na Ria de Aveiro está actualmente interdita a apanha e comercialização de mexilhão, berbigão e lingueirão, estando a captura da "amêijoa boa" e "amêijoa macha" condicionada à obtenção de licença.
Num comunicado de imprensa emitido pelo Destacamento Fiscal de Aveiro da Brigada Fiscal da GNR, a população é alertada para não consumir essas espécies enquanto se mantiver a interdição da apanha e comercialização pelos editais afixados pela Capitania do porto local afixados nos mercados locais, aconselhando os consumidores a adquirirem bivalves devidamente embalados e com certificados de higiene.