Novo circo, malabaristas, equilibristas, sombras, palhaços e ilusionistas são alguns dos números convidados do 3.º Festival de Circo que decorre, este domingo e segunda, em diferentes pontos da Avenida Marginal e Central da praia do Furadouro, em Ovar.
São dez artistas e 16 espetáculos que se apresentam durante dois dias inteiros. A praia ovarense acolhe, assim, alguns dos mais hábeis e virtuosos representantes nacionais e internacionais das artes circenses sem animais, numa organização da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de pereira Jusã.
Nuno Pinto, diretor do festival, lembra que esta é apenas a terceira edição do certame que está, assim, a dar os primeiros passos, mas a aposta é “procurar manter o nível, sem grandes loucuras e, se possível, incluir o Furadouro no roteiro deste tipo de festivais que se realizam no nosso país”.
Acima de tudo, pretende-se proporcionar "bons espetáculos gratuitos a crianças e adultos que procuram a praia, um local que normalmente se associa ao espetáculo do circo”, lembra o responsável.
O certame decorre no domingo e na segunda uma vez que no sábado, a avenida central do Furadouro se encontra ocupada com o concerto de Ana Moura e "não fazia sentido estar a sobrepor iniciativas”, esclarece Nuno Pinto.
Independentemente disso, o certame circense decorre sempre no terceiro fim-de-semana de Agosto, pelo que a organização decidiu levar a efeito o evento no domingo a na segunda-feira, “o que no mês de Agosto não faz grande diferença”.
No que toca à programação deste ano, Nuno Pinto diz que "todos os espetáculos são bons”, no entanto, há um que se distingue. Trata-se de “Elegants”, dos espanhóis Cabaret Elegance, que chegam ao Furadouro depois de terem triunfado em diversas cidades da Europa. O espetáculo criado em 2001, venceu, por exemplo, o Prémio do Público, em 2014, no Festival de Buitengewoon, na Holanda, e um ano antes vencera o Prémio do Júri do Festival de Mueca, em Tenerife.
|