A emoção foi o sentimento dominante, na abertura da exposição retrospetiva do arquiteto e artista plástico Murtoseiro António Rendeiro, que teve lugar esta terça-feira, na Galeria Municipal da Murtosa, integrada na Semana do Emigrante 2016. A mostra reúne trabalhos, executados pelo autor ao longo dos anos, que foram sendo oferecidos por António Rendeiro ao seu amigo Raul Vaz.
A inauguração contou com a presença de António Rendeiro, da esposa, filhos e familiares de Raul Vaz, do Presidente da Câmara, Joaquim Baptista, do Presidente da Assembleia Municipal, Santos Sousa, do Vice-Presidente da Câmara e responsável pela área cultural, Januário Cunha, do Presidente da Junta da Murtosa, José Morais, bem como de muitos amigos e convidados.
Na singela cerimónia da abertura, começou por usar palavra Carlos João Vaz, filho de Raul Vaz, que falou acerca da profunda amizade que liga a sua família a António Rendeiro. Agradeceu a sua disponibilidade para vir, pessoalmente, a terras Murtoseiras, correspondendo ao desafio que lhe foi lançado para se associar a este acontecimento. Concluiu, manifestando a sua gratidão ao Município da Murtosa por, desde a primeira hora, ter ajudado, ativamente, na concretização da exposição.
De seguida, foi a vez de António Rendeiro dirigir algumas palavras aos presentes. Visivelmente emocionado, o artista lembrou Raul Vaz e evocou a sua ligação umbilical à terra que o viu nascer, afirmando-se um orgulhoso Murtoseiro. Agradeceu à Câmara Municipal a oportunidade que lhe estava a ser concedida de mostrar o seu trabalho, na sua amada Murtosa.
Por fim, interveio o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, saudando todos os presentes e, de um modo particular, António Rendeiro e a família de Raul Vaz. Deu conta da sua satisfação pelo facto da Galeria Municipal poder acolher obras de tão relevante criador Murtoseiro, realçando o forte simbolismo de que se revestia o acontecimento, na medida em que este se assumia como uma justa homenagem a dois grandes Murtoseiros.
Lembrando a importância da preservação e exaltação da memória, como pilar fundamental da construção permanente de identidade, o autarca revelou que o novo arruamento de interligação da rotunda das piscinas ao centro de saúde, em Pardelhas, em fase de conclusão, receberá o nome de “Rua Dr. Raul Vaz”, perpetuando, desta forma, a memória do ilustre clínico.
texto: CMM
|