Uma comitiva, constituída por 16 bombeiros europeus (seis de uma corporação francesa, três de uma alemã, quatro de uma polaca e três de uma checa), participa no encontro do Painel de Peritos Europeus em Proteção Civil que decorre em Aveiro. Ontem o painel passou pelo Complexo Químico de Estarreja e hoje debate temas da acção dos bombeiros na 1.ª sessão do III Ciclo de Conferências de Segurança e Proteção Civil.
José Bismark, comandante distrital de operações de socorro, diz que é importante manter a troca de experiências. (com áudio)
José Ferreira, Presidente da Escola Nacional de Bombeiros, alertou para a dificuldade de trabalhar num sistema em que proliferam demasiados planos. "Até há pouco mais de 10 anos não se falava de planeamento em Portugal", disse. "Hoje temos planeamento a mais. A Lei de Bases da Proteção Civil é muito generosa em termos de planeamento. São tantos os planos que até fico confuso", vincou.
O ISCIA acolhe este encontro e o diretor da instituição que lecciona matérias na área da Proteção Civil admite que se trata de um encontro "importante".
A segunda sessão será realizada em Penafiel na sexta-feira.
|