domingo, 24 de Novembro de 2024  05:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-04-2016

"Compromisso pela Bicicleta" tem lançamento na Murtosa.



O lançamento do "Compromisso pela Bicicleta" está agendado para esta terça na Murtosa. A organização dá conta das presenças, entre outros, do Secretário de Estado do Ambiente, José Mendes, do reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, do presidente da CI Região de Aveiro, Ribau Esteves.

O Compromisso envolve as principais instituições e organizações ligadas à bicicleta, nomeadamente a ABIMOTA (associação industrial), a Federação Portuguesa do Ciclismo e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta, entre outros.

Na sequência do trabalho iniciado sob impulso da Universidade de Aveiro, em 2014, entenderam os promotores da PTB que é chegada a hora de assumir o "Compromisso pela Bicicleta", lançando "um desafio nacional a autarquias, comunidades intermunicipais, universidades, organizações da administração pública, empresas e organizações do terceiro setor para promoverem atividades em prol do uso regular da bicicleta por motivo de deslocação para o trabalho e escola.

Espera-se, assim, "colocar na agenda pública o tema da bicicleta nas suas múltiplas dimensões, alinhar os esforços dos vários parceiros e tirar partido das competências existentes em Portugal no seio do tecido institucional, universitário, empresarial e cívico".

Nesse sentido, são colocados objetivos como a redução de emissões e a dependência energética dos combustíveis fósseis, aumentar para 10% a quota modal da bicicleta (atualmente apenas de 0,5% do total das deslocações casa-trabalho/escola), mas também reduzir em 10% o número de deslocações em veículo individual de curta distância (hoje representam 60% do total das deslocações casa-trabalho/escola) ou estimular a produção nacional neste setor.

É apontada também a necessidade de reduzir a sinistralidade rodoviária, bem como estimular estilos de vida saudáveis e qualificar o espaço público das cidades e vilas.

A sessão está marcada para as 17h30 desta terça.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®