Os Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré registaram aumento de afluxo de visitantes na ordem dos 8% com um total de 53.585 presenças. As várias áreas de programação, como o teatro, música, dança, exposições, residências artísticas e serviço educativo. Para a história ficam 212 ações realizadas, 53.585 visitantes, 72.80% de taxa média de ocupação e 99,33% de aproveitamento no índice de satisfação.
“No que diz respeito à afluência de público, ao considerar-se o total global de ações de ambos os equipamentos, registou-se um recorde de público absoluto nestes seis anos de funcionamento conjunto dos dois espaços, com um total de 53.585 visitantes, número que representa um aumento de 8% em relação a 2014”.
O Executivo Municipal de Ílhavo fez balanço à atividade em espaços culturais mas também nas Lojas de Turismo Municipais (Públicos) e no Museu Marítimo de Ílhavo e Navio-Museu Santo André. Já era conhecido o recorde histórico de público atingido no Museu com cerca de 79 mil visitantes e o recorde de receitas próprias apuradas, superior a 126 mil euros.
No ano 2015 registou-se um número recorde de visitantes, com uma subida percentual de mais de 18% relativamente a 2014. O destaque vai para a recolocação do Museu Marítimo de Ílhavo entre os 10 Museus mais visitados do país.
Nas Lojas de Turismo ultrapassou-se a barreira dos 10.000 atendimentos (dos quais 62% na Costa Nova, 20% em Ílhavo e 18% na Barra), correspondendo a um crescimento global de 20% relativamente a 2014, tendo nesse ano sido também de 20%.
A sazonalidade diminuiu em 13%. O número de atendimentos de estrangeiros aumentou 3% e a Loja de turismo de Ílhavo passou a atender mais estrangeiros, ainda que fruto da diminuição da procura por nacionais (sendo que a procura global a esta loja aumenta, como em todas).
No que respeita à Biblioteca Municipal de Ílhavo os números registados confirmam crescimento, quer ao nível dos empréstimos (17.252), do serviço educativo (17.634), utilização dos serviços de wireless, quer mesmo na leitura de revistas e jornais periódicos, no número de famílias que continuam a procurar a Biblioteca para participar nas suas atividades ao sábado como a Hora do Conto e a Bebeteca. 2015 foi ano marcado pelo registo de mais 470 utilizadores.
Relativamente ao Centro de Documentação de Ílhavo, o ano termina com o registo de um total de 2.100 visitantes e um total de 3.143 utilizadores motivados por diferentes projetos.
Quanto às requisições foram 2.763, sendo o arquivo da Câmara Municipal, a Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau, o Grémio dos Armadores dos Navios de Pesca do Bacalhau e a Biblioteca de temática marítima os mais solicitados.
No que se reporta ao Serviço Educativo, passaram ao longo do ano pelo CDI 1.738 pessoas, usufruindo dos Projetos de Serviço Educativo, mais 1.238 do que em 2014.
|