domingo, 24 de Novembro de 2024  03:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-02-2016

“Primeiro veio o jovem sem medo, depois o Sr. Baga, agora o Senhor do Vinho” - Luís Pato.



Luís Pato foi o grande vencedor dos “Óscares do Vinho” ao receber o prémio ‘Senhor do Vinho’ na gala ‘Os Melhores do Ano 2015’ e admite emoção pelo reconhecimento da carreira. Este foi o último prémio desta noite de estrelas, mas a segunda ida de Luís Pato ao palco, uma vez que já havia ido receber um dos trinta ‘Prémios de Excelência’ com o ‘Luís Pato Vinha Pan tinto 2011’. Viu ainda o ‘Luís Pato Vinha Barrosa tinto 2012’ a destacar-se como um dos ‘Melhores de Portugal’ e arrecadou cinco selos de ‘Boa Compra’.

O discurso do produtor enfatizou a relação ao vinho. “Primeiro veio o jovem sem medo, depois o Sr. Baga, agora o Senhor do Vinho... Trinta e cinco anos de amor e dedicação ao vinho, na região onde nasci e sempre vivi, a Bairrada. Obrigado à Revista de Vinhos”.

Segundo a Revista de Vinhos, Luís Pato foi agraciado com o prémio de carreira ‘Senhor do Vinho’ pela sua contribuição na divulgação e afirmação dos vinhos portugueses em todo o mundo e cuja influência no sector foi e continua a ser muito grande. É caso para dizer que este prémio “soube a pato”.

No que toca aos ‘Prémios de Excelência’, a Bairrada subiu ainda ao palco com o ‘Quinta das Bágeiras Garrafeira tinto 2010’ de Mário Sérgio Alves Nuno, produtor que esteve em destaque ao arrecadar cinco galardões de ‘Melhores de Portugal’: um espumante, o ‘Quinta das Bágeiras Grande Reserva Bruto Natural branco 2011’, e quatro DO Bairrada, o ‘Quinta das Bágeiras Avô Fausto branco 2014’, o ‘Quinta das Bágeiras Avô Fausto tinto 2012’, o ‘Quinta das Bágeiras Garrafeira branco 2013’ e o ‘Quinta das Bágeiras Pai Abel branco 2013’. O seu espumante ‘Super Reserva branco 2012’ e os tintos ‘Garrafeira’ de 2010 e ‘Reserva’ de 2011 foram ainda agraciados com o selo de ‘Boa Compra’.

Os ‘Melhores de Portugal’ distinguiram os melhores dentro de cada região vinícola e Bairrada foi a terceira região mais premiada. Se aos vinhos de consumo juntarmos os espumantes, elevam-se de 16 para 26 os galardoados (e mais um, que embora sem DOC ou IGP é produzido pelo bairradino Campolargo).

Uma cerimónia onde foram ainda entregues os diplomas relativos aos selos ‘Boa Compra’ atribuídos aos vinhos provados pela equipa da Revista de Vinhos ao longo do ano de 2015; na Bairrada ficaram 61, sendo que 27 foram paras os efervescentes espumantes.

Para Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, “este é um marco de extrema importância para a região, que é de raiz vinícola”. “O sector vitivinícola em Portugal é, sem dúvida, um dos mais importantes da economia agroindustrial. Simultaneamente, tem-se tornado cada vez mais determinante no desenvolvimento e na preservação da nossa gastronomia e na valorização do turismo, contribuindo, de forma decisiva, para a identidade e reforço da marca “Portugal”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®