A Companhia do Jogo, grupo profissional de teatro com sede em Albergaria-a-Velha, vai encenar a peça “Perdição – exercício sobre Antígona”, numa coprodução com o Cineteatro Alba, o Centro de Artes do Espetáculo da Figueira da Foz e outros equipamentos culturais da região de Aveiro.
O texto da peça, da escritora Hélia Correia, premiada em 2015 com o Prémio Camões, é uma revisitação à tragédia grega de Sófocles, uma abordagem contemporânea do famoso mito grego.
O espetáculo, a estrear no mês de Abril no Cineteatro Alba, contará com um elenco fixo de cerca de 12 atores e atrizes, todos residentes na região de Aveiro e a participação de elementos das comunidades locais de cada sítio onde o espetáculo vier a ser realizado. Estes elementos da comunidade assegurarão o que na tragédia grega se designa por “coro”.
Para este “coro” será feito um “casting” no próximo dia 17 de Fevereiro, pelas 19h no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, destinado à escolha de cerca de 12 pessoas que constituirão o coro no espetáculo de estreia a 16 de Abril no CTAlba.
Este casting está aberto a todas e todos com mais de 18 anos de idade (ou maiores de 16 com autorização expressa do encarregado de educação) que, voluntariamente, pretendam ter uma experiência teatral.
A direção artística e encenação serão de Victor Valente com assistência de Susana Paiva, direção musical de David Valente, figurinos de Tucha Martins, cenografia de Victor Valente e Jorge Tavares, vídeo de Pedro Cruz e David Gomes e design de luz de Victor Melo. A produção está a cargo de Tucha Martins. Como atores e atrizes contará com Daniela Cardoso (Antígona), Susana Paiva (Ama), Carolina Carvalhais (Ismena), Andreia Silva (Antígona morta), Patrícia Pereira (Eurídice), Helena Nogueira (Ama morta), Andreya Marques e Silva (Bacante), António Morais (Tirésias), Ângelo Castanheira (Creonte), Jorge Tavares (Criado).
|