Tarde de cinema com mensagem e reflexão sobre refugiados. A edição deste ano de Lux Filme Days passa por Aveiro com a exibição do filme “Mediterranea” de Jonas Carpignano. Trata-se da exibição de um filme candidato ao prémio “Lux” de Cinema Europeu. Além de "Mediterranea", os outros finalistas do Prémio Lux de 2015 foram "Mustang", de Deniz Gamze Erguven, e "Urok" (The Lesson), de Kristina Grozeva e Petar Valchanov. O vencedor do Prémio Lux 2015 foi o filme "Mustang", da turca Deniz Gamze Ergüven (França, Alemanha, Turquia e Catar).
A iniciativa é do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em colaboração com o Centro Europe Direct de Aveiro. O filme aborda o tema da travessia dos imigrantes rumo à Europa, em busca de segurança e de liberdade.
"Mediterranea" conta a história de Ayiva, um jovem do Burkina Faso que, juntamente com Abas, quer chegar à Europa, onde espera encontrar uma vida melhor. Os dois atravessam o deserto da Argélia, enfrentam salteadores de migrantes, chegam à Líbia, atravessam um mar hostil numa pequena embarcação e desembarcam em Itália. E a realidade europeia revela-se mais dura do que esperavam.
O filme "Mediterranea", o primeiro de Jonas Carpignano (Itália, Estados Unidos, Alemanha, França e Qatar), finalista do Prémio de Lux de Cinema 2015 do Parlamento Europeu, tem exibição esta sexta, às 18:30, no cinema NOS Forum Aveiro.
|