A Universidade de Aveiro adianta que já está tudo a postos para receber os 8 mil participantes que se inscreveram na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia. De 23 a 27 de novembro, no Campus Universitário de Santiago ou do Crasto, na Escola Superior Aveiro-Norte, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda ou no Instituto Superior de Contabilidade e Administração, são mais de uma centena as atividades que vão dar a conhecer a ciência e tecnologia que está a ser desenvolvida na UA, permitindo aos inscritos “pôr as mãos na massa” e experienciar a sensação de ser um cientista, um engenheiro, um gestor ou um contabilista.
Crianças do pré-escolar e alunos do 1º, 2º e 3º ciclo e do ensino secundário ou público em geral de norte a sul do país participam em experiências, atividades laboratoriais, palestras, workshops, saídas de campo, espetáculos e exposições e conhecem os cientistas que desenvolvem a sua atividade nos laboratórios da academia aveirense.
Construir e projetar pontes com esparguete, conhecer o papel do sal ao longo da história e a sua produção de forma artesanal em salinas tradicionais, participar em mini competições de ciência e colocar à prova os seus conhecimentos de literacia científica num ambiente de cortar a respiração, fazer uma viagem experimental pelo design de produto ou uma viagem interativa através do corpo humano, trabalhar numa linha de montagem de aviões de papel, ser um investigador do CSI, um engenheiro ou um corretor da bolsa por umas horas ou um contabilista por um dia são alguns exemplos do tipo de atividades propostas pelas três dezenas de unidades da UA que prepararam o programa científico do evento.
Patente no átrio da Reitoria, a exposição de fotografia “Amor Natura” é constituída por uma coleção de 40 fotografias, da autoria de Bernardo Conde, que mostra como o contacto com a natureza muda a nossa perceção sobre os valores naturais e a nossa vida. No hall do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico a exposição “Foto química” expõe fotografias representativas do trabalho quotidiano de um investigador e dos resultados mais cativantes que se obtém através da investigação desenvolvida nos diversos temas de estudo relacionados com a área da química, desde a luminescência à catálise e à cristalografia.
A Sala de Exposições Hélène de Beauvoir, na Biblioteca da UA, recebe a exposição “Fernão Mendes Pinto e os mares da China” que mostra uma coleção de 26 painéis alusivos à viagem de Fernão Mendes Pinto aos mares da China, que teve lugar no Séc. XVI. Nos dias 24 e 25 de novembro, no hall contíguo à Sala de Atos Académicos, no edifício da Reitoria, são apresentados os projetos promovidos pela Associação David Melgueiro - expedição científica “MARBOREALIS” e veleiro “David Melgueiro”. Nesta mostra podem ser apreciados alguns detalhes desta expedição que visa a recriação da viagem do navegador português David Melgueiro pelo Oceano Ártico, em XVII e alguns dos materiais e equipamentos produzidos por empresas nacionais, a utilizar na construção do veleiro.
Este ano, graças a uma parceria estabelecida entre a UA e a CP - Comboios de Portugal, EPE, de 22 a 28 de Novembro, todos aqueles que pretenderem participar na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da UA podem usufruir de descontos nas suas viagens de comboio, bastando para tal apresentar o certificado de inscrição na iniciativa.
Texto e foto: UA
|