A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolhe uma mesa redonda sobre “Turismo em Zonas Costeiras”. Considerando que o turismo constitui um dos principais motores de crescimento e desenvolvimento da economia nacional, a Plataforma Tecnológica do Mar da UA, em parceria com a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro promove um encontro para debater o tema.
Há espaço para falar de apoios ao Turismo no Centro 2020, sobre a DLBC Costeira, Grupo de Ação Costeira, Projeto Turismo de Natureza e Turismo do Mar e para perceber o posicionamento do Turismo de Portugal. A moderação está a cargo de Carlos Costa, do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.
O setor de turismo costeiro e marítimo é identificado pela União Europeia, na sua Estratégia para o Crescimento Azul, como uma área com "especial potencial para promover uma Europa inteligente, sustentável e inclusiva", o que esteve inclusivamente na origem da publicação da Estratégia Europeia para o Crescimento e Criação de Emprego no Turismo Costeiro e Marítimo.
Como se poderá posicionar e redimensionar, ao nível local, regional e nacional, o turismo em zonas costeiras? Face às novas tendências que se têm vindo a observar, ao nível da oferta turística e do perfil dos próprios turistas, que produtos e serviços se podem desenvolver? Quais os instrumentos financeiros que podem apoiar esta necessidade de diversificação e redimensionamento da oferta? Estas e outras questões serão debatidas a partir das 18h.
|