O Bispo de Aveiro dirigiu-se aos seminários para realçar a importância de uma mobilização que não pode confinar-se aos ministros da Igreja mas aos leigos e a todos os cidadãos em geral. D. António Moiteiro explica que “os operários são poucos para a dimensão da messe” e que a tarefa “não é exclusivo do bispo, dos sacerdotes, diáconos ou consagrados, mas sim uma obrigação de todos”.
“A nossa Diocese pode e deve empenhar-se mais nesta nobre missão da vida da Igreja; estamos numa área geográfica populosa, onde há bastantes crianças e jovens, pelo que temos de promover uma cultura vocacional em todos os setores da vida diocesana. A melhor forma de o fazermos é intensificarmos a oração pelas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada”.
D. António Moiteiro apelou aos jovens para que participem na cerimónia de ordenação do diácono Gustavo André da Silva Fernandes. Em domingo de encerramento da semana dos seminários, a 15 de Novembro, o Bispo realça a ordenação do aluno do seminário, às 16h, na igreja matriz da paróquia da Branca, no arciprestado de Albergaria-a-Velha, onde está a trabalhar pastoralmente.
No presente ano letivo, o seminário de Aveiro tem 9 jovens no 10º, 11º e 12º anos, alguns adolescentes e jovens, a frequentar o pré-seminário em ordem ao seu discernimento vocacional; e no seminário dos Olivais há 4 estudantes de teologia: 1 no 5º ano e 3 no 4º ano.
|