O Espaço Inovação, em Vila Verde, acolheu I Feira de Ciência. Foi a primeira edição na sequência do reconhecimento do Município como “Cidade Europeia de Cultura Cientifica”, atribuído em 2014. No balanço efetuado o Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, refere que “os objetivos foram plenamente atingidos”. “Para nós não era só uma questão de número de visitantes mas também de conseguir atrair públicos diferentes, divulgando o conhecimento científico por toda a população e desmistificando a ideia de que a ciência é apenas para cientistas”.
Se no primeiro dia o evento atraiu cerca de 4 mil crianças e jovens oriundos de escolas da Região Centro, o segundo foi marcado pela presença de muitas famílias, algumas motivadas pelos filhos que “reclamaram” regressar à feira depois da “viagem de estudo” realizada no dia anterior.
Para além desta ligação com o público, a I Feira da Ciência de Oliveira do Bairro conseguiu, também, colocar em contacto direto investigadores e profissionais de diferentes áreas, como a Astronomia, a Genética, a Ciência Polar, a Evolução Humana, as Ciências Forenses, Tecnologia e Inovação, entre outras, criando, na diversidade e complexidade do mundo científico, um espaço comum de ideias e de partilha.
Destaque para a palestra que juntou José Xavier, cientista polar, Laura Alho, psicóloga forense, e Sandra Vieira investigadora em Biomedicina sobre o tema “Serão os cientistas super heróis como nós?”.
Do programa desta primeira edição, ao longo dos dois dias, fizeram parte diversas atividades, entre as quais se destacam os “shows hands-on”, integrados na Noite Europeia dos Investigadores, com uma participação ativa dos espetadores, exposições e várias apresentações/palestras de prestigiados investigadores como Duarte Nuno Vieira, Presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; José Xavier, cientista polar e biólogo marinho, chefe da delegação de Portugal nas reuniões do Tratado da Antártida; Fernando Viegas, Presidente do Grupo de Trabalho de Cena de Crime do ENFSI European Network of Forensic Science Institutes; Eugénia Cunha, uma das maiores especialistas mundiais em Antropologia Forense; Sandra Vieira, neurocientista e investigadora do iBiMED - Unidade de Investigação em Biomedicina da Universidade de Aveiro; Ricardo Dinis, Presidente da Associação Nacional de Ciências Forenses; e Laura Alho, escritora e investigadora na área do olfato e das suas aplicações na psicologia forense e na investigação criminal.
A iniciativa contou com o apoio institucional da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O evento contou também com a participação dos agrupamentos de escolas de Oliveira do Bairro, Águeda e Anadia, para além do Instituto de Promoção Social de Bustos, da Escola Secundária Adolfo Portela, do Colégio Nossa Senhora da Assunção e do Instituto Educativo de Souselas.
O meio universitário também esteve representado através de vários departamentos das Universidades de Aveiro, Coimbra e Porto. O Grupo de Estudos em Evolução Humana (GEEvH), o Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, a Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, o Núcleo Interactivo de Astronomia, o Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, a LOBA – Customer Experience Design, a Associação Portuguesa de Ciências Forenses, o Psylab, o Centro de Ciências Forenses e o Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária participaram no evento.
|