Número constante ao longo dos últimos concursos nacionais, a Universidade de Aveiro propõe novamente 2089 vagas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior em 2015-2016, embora com reajustamentos na oferta formativa. As licenciaturas em Imagem Médica e Radioterapia, na Escola Superior de Saúde, e em Reabilitação do Património, no Departamento de Engenharia Civil, são as duas novas propostas de uma lista de 54 cursos de licenciatura e mestrado integrado.
O mestrado integrado em Engenharia Física e a licenciatura em Física, por um lado, e o mestrado integrado em Engenharia Química e a licenciatura em Química, por outro, apresentam-se ao concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2015-2016 com um número de vagas para cada dupla de cursos. Ou seja, 40 vagas para o par Engenharia Física/Física e 45 vagas para o par Engenharia Química/Química. O curso pretendido é selecionado, no ato da matrícula, pelo aluno admitido a esse par.
A licenciatura em Reabilitação do Património, a lecionar a partir do próximo ano letivo no Departamento de Engenharia Civil (DECivil) da UA, é a primeira licenciatura portuguesa a ser criada nesta área. Acreditada pela A3ES, pretende colmatar uma lacuna de formação na área da reabilitação do património edificado, preparando profissionais para este setor de mercado em crescimento.
Quanto a Imagem Médica e Radioterapia, trata-se de uma licenciatura com duração de quatro anos letivos, agrega a formação em Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear, qualificando o licenciado para o exercício profissional nessas áreas e visando uma maior aproximação aos modelos de formação a nível europeu.
No total, a UA disponibiliza, nesta primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que decorre de 20 de julho a 7 de agosto, 2089 vagas num total nacional de 50.555 vagas, incluindo ensino universitário e ensino politécnico.
|