|
NOTÍCIAS | | | 01-04-2003
| 17 escolas mostram capacidades artísticas
| Mealhada |
| Escolíadas
17 escolas do Centro mostram capacidades artísticas
O teste às capacidades artísticas de representantes de 17 escolas secundárias dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu é o objectivo das Escolíadas/2003, concurso a realizar na Mealhada entre 21 deste mês e 30 de Maio.
Segundo Cláudio Pires, da Associação Recreativo-Cultural Escolíadas, mais de 2.000 alunos, funcionários e professores estão envolvidos neste projecto.
«Para além dos participantes directamente envolvidos nas provas, cada escola concorrente traz consigo a respectiva claque de apoiantes, que pode mobilizar um máximo de 90 elementos«, explicou o dirigente associativo.
O concurso é composto por provas de música ou dança, pintura, cultura geral e teatro, que são avaliadas por um júri nomeado pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), enquanto entidade parceira do projecto.
Os prémios passam pela atribuição de um montante de 425 euros para as escolas que não chegarem à final - em jeito de apoio aos custos de participação , enquanto os três primeiros classificados irão receber 1.750, 1.000 e 750 euros, respectivamente.
Paralelamente ao concurso, a Associação Escolíadas promove um prémio de poesia, que visa estimular e desenvolver nos jovens o gosto pela escrita artística.
Participam na iniciativa 11 estabelecimentos de ensino de Aveiro:
Colégio Nossa Senhora da Apresentação (Calvão), Escola Profissional de Agricultura de Vagos, Secundária de Anadia, Secundária de Vagos, Secundária da Mealhada, José Estêvão (Aveiro), Secundária de Oliveira do Bairro, Homem Cristo (Aveiro), Secundária Dr. Mário Sacramento, Secundária João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo), e Escola Profissional de Aveiro.
Por Coimbra participam as escolas secundárias Dom Dinis, Avelar Brotero, Maria Cândida (Mira) e de Penacova, enquanto a representação de Viseu é assegurada pelas escolas secundárias de Carregal do Sal e Dr. João Lopes de Morais (Mortágua).
(04 Mar 03 / 22:27) |
| |
|
|
|
|
|
|
|
|