Produtores e vinhos da região da Bairrada estiveram no centro das atenções da cerimónia de anúncio e entrega de prémios que a revista Wine - A Essência do Vinho, na passada sexta-feira.
Entre os ‘Melhores do Ano 2014’ foram eleitos a Quinta das Bágeiras, como ‘Produtor do Ano’, e o Vadio, na categoria de ‘Produtor Revelação do Ano’. No que toca aos vinhos, destaque para o ‘Grande Vadio tinto 2011’ (Vadio) e para o ‘Quinta do Ribeirinho Baga Pé Franco tinto 2010’ (Luís Pato), que integraram o ‘Top 10 Wine 2014’ ao serem dois dos vinhos mais bem pontuados no ano transacto, ambos com 18,5 valores.
Lado a lado, a disputar o prémio de ‘Produtor do Ano’ com a Quinta das Bágeiras, estiveram a Adega Cooperativa de Monção (Verdes), a Quinta de Chocapalha (Lisboa) e a Sogevinus (Douro e Porto). Covela, M.O.B, Quinta do Francês e Vadio foram os quatro nomeados para ‘Produtor Revelação do Ano’. Nos vinhos, para além da excelente prestação da região no ‘Top 10 Wine 2014’, foram dois os néctares com Denominação de Origem Bairrada que entraram no ranking ‘Top Wine 2014’.
A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) é uma Associação inter-profissional onde estão representados a produção e o comércio do sector. Tem a competência de atribuir a Denominação de Origem (DO) Bairrada, vender os selos de garantia para os vinhos aprovados, participar e promover a participação em feiras e apoiar a realização de acções de índole técnica e científica.
"A Bairrada é a mais antiga e importante região de espumantes do país. Desde 1890, aqui se produzem espumantes pelo método clássico, resultando vinhos muito finos de aroma e com uma excelente mousse no paladar. Os vinhos base espumante, elaborados sobretudo a partir das castas Baga (Casta Tinta), Maria-Gomes, Bical, Cercial e Arinto, e também das internacionais Chardonnay e Pinot Noir (Casta Tinta), são naturalmente frescos de sabor e de aromas delicados. Os vinhos tintos são estruturados, elegantes, com uma ímpar longevidade. A região foi, em tempos, de praticamente uma só casta tinta: a Baga. Actualmente, os seus vinhos integram outras castas, nas mais variadas proporções: Touriga Nacional, Tinta Roriz ou Tinto Cão e também Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Os seus aromas lembram bagas silvestres, resinas, especiarias e aromas fumados. Os vinhos e espumantes Bairrada são ideais para acompanhar as especialidades gastronómicas da região: o saboroso leitão assado, os pratos de peixe fresco e os requintados doces conventuais. Ressurge agora uma região plena de tradição e juventude; renovam-se as antigas Caves (fundadas a partir do final do séc. XIX); erguem-se adegas de arquitectura contemporânea, umas e outras encantando os apreciadores do vinho, da gastronomia e da arquitectura, vindos de todo o Mundo. Os enólogos criam vinhos com carácter e diversidade: para desfrutar mais tarde, ou prontos a beber – mas sempre elegantes!".
|