14 de Fevereiro
Dia do Doente Coronário e Dia dos Namorados
Os namorados têm mais uma boa razão para celebrar o 14 de Fevereiro: estudos recentemente realizados mostram que estar apaixonado ajuda a mantermo-nos saudáveis o que é particularmente bom para o coração.
Esta novidade foi revelada pela World Heart Federation (WHF), uma organização não governamental que se dedica à prevenção global das doenças cardíacas e dos seus riscos.
Os estudos demonstram que estar apaixonado ajuda a mantermo-nos saudáveis e o coração é quem mais beneficia deste estado de alma.
Esta pesquisa demonstrou que o afecto e a amizade ajudam as pessoas a manter uma boa atitude mental, o que se traduz num impacto positivo nos distemas imunológicos e no coração.
Um ambiente de amor, quer seja de amigos, família ou companheiros ajuda a reduzir o stress, as depressões e a ansiedade, reconhecidas como o principal factor de risco psicológico que proporciona as doenças cardíacas.
Ser fumador, ter os níveis de colesterol acima da média ou uma tensão arterial elevada são factores que aumentam cerca de 20% o risco de desenvolver doenças cardíacas: uma em três pessoas irão morrer de doença cardíaca prolongada ou devido a enfarte.
Mário Maranhão, presidente da WHF aquando da apresentação dos resultados deste estudo afirmou: “O amor pode ter um impacto positivo na manutenção de um coração saudável e encontrar o equilíbrio entre a saúde física e psíquica é muito importante”.
A Fundação Portuguesa de Cardiologia não podia deixar passar em branco esta oportunidade para dizer que afinal também há números ligados ao coração que são sinónimo de vida e aconselhar os portugueses a deixarem-se apaixonar, para bem do seu coração.
Figue atento às actividades para este dia e até lá: seja feliz!
Omniconsul
(14 Fev 03 / 9:24)