|
NOTÍCIAS | | | 01-04-2003
| Mestrado para ensinar a falar de ciência
| Universidade de Aveiro |
| Universidade de Aveiro cria mestrado para ensinar a falar de ciência
Falar sobre ciência pode ser tão difícil como fazer ciência, um constrangimento que a Universidade de Aveiro quer resolver com a criação de um mestrado na área da comunicação científica, o primeiro em Portugal.
O mestrado de Comunicação e Educação em Ciência, único a nível nacional nestes moldes, terá uma duração de dois anos e deverá arrancar em Outubro de 2003, com 20 vagas.
Em declarações à Agência Lusa, o coordenador geral do mestrado, Victor Gil, explicou que o curso se destina a todos os profissionais empenhados na difusão da ciência.
Conceito que abrange «professores, jornalistas e documentaristas de imprensa escrita, rádio, televisão, multimédia e Internet, responsáveis e técnicos de empresas de base científico- tecnológica, além de investigadores preocupados com a apropriação da ciência pelo cidadão comum«, exemplificou.
O mestrado tem três componentes principais, sendo que a primeira pretende «proporcionar aos interessados uma oportunidade de melhorarem a sua formação científica, de forma sólida e sobretudo mais equilibrada, centrada em temas da actualidade«, explicou.
No entanto, quem tem por missão falar de ciência esbarra muitas vezes na dificuldade de ser quase impossível acompanhar os constantes progressos registados nos vários domínios.
Daí que a estrutura do mestrado vá obedecer ao objectivo de oferecer uma base que permita que o aluno vá depois actualizando os seus conhecimentos.
«Dessa base fazem parte tanto temas velhos ainda actuais, por exemplo evolução, origens do Universo, matéria e radiação, como temas de ribalta, por exemplo, genoma e saúde, clonagem, água em marte, satélites e robótica, nanotecnologias e bioinformática«, disse Victor Gil.
«Uma sólida visão histórica da evolução do pensamento científico fará a ponte com a segunda componente do mestrado, que procura explorar as relações da Ciência e Tecnologia com os múltiplos contextos em que se desenvolve, político, económico, social, religioso e ético, reflectindo igualmente sobre as relações da C&T com a cultura em geral«, disse.
Por último, acrescentou, o mestrado promoverá «o estudo e o desenvolvimento de competências para comunicar ciência em vários contextos, por diversos meios e a públicos variados, de forma imaginativa e criativa«.
(9 Jan / 9:28)
|
| |
|
|
|
|
|
|
|
|