Vítor Sousa não tem dúvidas de que a Procissão e Bênção do Mar é o grande momento das Festas de Nossa Senhora da Ajuda. “Junta mais de duas centenas de milhar de pessoas nas ruas de Espinho”, sublinha. O presidente da comissão de festas realça a importância religiosa daquele momento e o carácter tradicional que adquiriu. A Procissão sairá da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, dirigir-se-á para Sul, sempre junto ao Mar, onde será realizada a tradicional Bênção, regressando, depois, ao templo.
“É a grande bandeira destas festas!”, vinca o presidente da comissão. Vítor Sousa destaca também o Tapete de Flores, realçando que começou a ser feito em 2009, fruto do labor de uma associação feminina. Foi ganhando estatuto e os voluntários afluíram, entre os quais muitos homens.
Neste tapete são inscritas mensagens religiosas, indicadas pela Diocese do Porto. Este ano, “A Família e a Igreja” será o grande tema. “Cada vez mais pessoas vêm para ver”, salienta.
O espectáculo de fogo de artifício que encerrará a noite de sábado também é um dos activos salientados por Vítor Sousa. “Outra bandeira”, vinca, realçando a qualidade, reconhecida, do mesmo.
|