No Dia Mundial da Fisioterapia, o Gabinete de Fisioterapia da Universidade de Aveiro, (UA) ofereceu um rastreio postural aos que estiveram ontem naquelas instalações.
Dirigido a toda a população, o rastreio gratuito teve uma adesão significativa. A meio da manhã, o fisioterapeuta João Carvalho já tinha recebido 12 pessoas e a expectativa era de ter o dia sempre ocupado. Ontem, foram atendidas pessoas com algum sintomas, com dores cervicais e lombares, e outros por curiosidade em saber o seu estado.
Começava por fazer uma avaliação postural, observando, descrevendo e questionando cada pessoa sobre algum desconforto ou dor, e ainda sobre a regularidade ou ausência de actividade física.
O fisioterapeuta, responsável pelo gabinete, dedicou o dia a avaliar posturas e a saúde do sistema muscular.
Ontem, foi um dia diferente comparando com o que se passa no resto do ano. Segundo João Carvalho, “raramente” são atendidas pessoas que procuram o gabinete para prevenção de problemas que possam vir a ser causados pela postura. Normalmente, são atletas que querem prevenir lesões ou pessoas com algum problema, disse o fisioterapeuta.
|