Um incêndio de consideráveis dimensões atingiu, ontem à tarde, os “Passadiços do Paiva”, na zona florestal de Arouca. Pelas 19.20 horas, Floriano Amaral, comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca (BVA), confirmou ao Diário de Aveiro que a estrutura turística tinha sido atingida, mas não pôde quantificar os danos em termos de metros ou quilómetros.
“Ainda estão duas frentes activas”, sublinhou o operacional, confirmando a destruição de parte dos passadiços: “arderam, mas não posso dizer que área ardeu”, afirmou.
Artur Neves, presidente da Câmara Municipal de Arouca, corroborou a informação de que o incêndio tinha, de facto, atingido a nova “coqueluche” do projecto turístico arouquense. Mas logo enfatizou que a postura do seu executivo é de não desarmar, prometendo que no dia a seguir se começaria a tratar da reconstrução.
O autarca referiu que o fogo teve início numa zona entre as freguesias de Canelas e de Espiunca, “mais do lado de Canelas, na zona da Ribeira”. Disse que o forte vento que se fazia sentir ao início da tarde deu força às chamas, que se foram espalhando.
|