Foi há poucos dias que arrancaram as primeiras vindimas na Bairrada, e as expectativas não podiam ser melhores. Para Pedro Soares, produtor e presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) a qualidade e a quantidade vão ser seguramente superiores. Em declaraçãoes ao Diário de Aveiro, o dirigente é claro: “É pena que não tenha chovido na última semana um dia ou dois, mas as perspectivas mesmo assim são francamente animadoras. Estimamos que a qualidade será francamente superior comparativamente ao ano passado”.
Para Pedro Soares, o volume de vinho Bairrada deverá aumentar entre 15 a 20 por cento relativamente ao ano passado, sublinhando que, desde 2001 “que os produtores não se lembravam de ter tão poucos tratamentos com pragas e doenças, o que é um bom indicador da qualidade do vinho”.
Relativamente à qualidade, “a previsão é de qualidade inquestionável nesta colheita, quer nos vinhos tintos, branco, quer nos espumantes, podendo-se falar numa melhoria qualitativa na ordem dos 15 por cento”, salienta Pedro Soares acrescentando que estes dados serão confirmados nas primeiras semanas de Setembro, quando se realizar grande parte das vindimas na região.
|