Os agrupamentos de Escolas de Aveiro, José Afonso, Mário Sacramento, Eixo e Esgueira integram a lista divulgada no sábado pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) dos estabelecimentos de ensino que se distinguiram pela sua eficácia educativa, superando as metas impostas pela tutela em vários aspectos, como a evolução dos resultados escolares dos seus alunos, ou da redução da taxa de abandono escolar. Como compensação, o ministério liderado por Nuno Crato, vai atribuir às escolas presentes na lista créditos de horários, que cada escola pode gerir conforme as suas necessidades.
De acordo com uma nota emitida pelo MEC, o objectivo destas distinções passa por “incentivar o bom trabalho educativo em todos os níveis de escolaridade oferecidos pela escola”. Como já foi referido, esta distinção dá a possibilidade às escolas de ganhar créditos de horas que lhes podem permitir, por exemplo, reforçar a carga horária de determinadas disciplinas, contratar técnicos não docentes, ou ainda permitir a certos professores a promoção de actividades que promovam o sucesso escolar, cabendo a cada estabelecimento a decisão de como utilizar os créditos ganhos.
Na lista divulgada pelo MEC não constam, porém, os créditos atribuídos a cada uma das 274 escolas que superaram os patamares de exigência. O Diário de Aveiro tentou obter mais esclarecimentos junto do ministério, não obtendo, contudo, resposta.
|