|
NOTÍCIAS | | | 01-04-2003
| Principais títulos
| Imprensa |
| Principais títulos da imprensa diária
DIÁRIO DE NOTÎCIAS - «Pré-escolar arranca mais cedo«.
O Ministério da Educação quer antecipar em cinco dias, já no próximo mês de Setembro, o início do ano lectivo, e prolongar a sua duração por mais duas semanas até Julho de 2003, de forma a optmimizar a função de apoio social às famílias.
- «Drama«.
A polícia britânica enfrenta dificuldades para fazer o reconhecimento dos corpos encontrados em Soham.
Uma equipa de apoio psicológico já foi enviada para a cidade, com a missão de prestar ajuda aos colegas de Holly e Jessica e respectivas famílias.
PÚBLICO - «Finanças recusam reclamações do Benfica e cobram dívida - Recurso aos tribunais é agora o mais provável para evitar o pagamento«.
A administração fiscal indeferiu as reclamações feitas pelo Benfica relativas ao pagamento de juros da dívida fiscal autodenunciada pela direcção de Manuel Vilarinho respeitante aos anos de 1998 e 1999.
Estão em causa mais de um milhão de euros em juros, que o Benfica terá de pagar se não recorrer da decisão.
- «Palestina: Israel começou a retirada de Belém«.
Os israelitas começaram, segunda-feira, em Belém, uma retirada gradual dos territórios ocupados, visando um cessar-fogo generalizado.
JORNAL DE NOTÎCIAS - «Bin Laden testou gases letais«.
CNN mostrou experiências da Al-Qaida com armas químicas em cães. Abu Nidal, um dos terroristas mais procurados, encontrado morto em Bagdade.
- «Recorde de mergulho em gruta batido na nascente do Alviela«.
Poderíamos chamar-lhes Cristóvão Colombo ou Pedro Álvares Cabral. Ludovic tem 34 anos e atingiu segunda-feira um feito único para o espeleo-mergulho.
Nas nascentes do rio Alviela, Alcanena, conseguiu descer a 125 metros de profundidade, explorando 700 metros de galerias. Até quinta- feira, Ludovic e Jean Pierre, de 50 anos, vão tentar chegar aos 150 metros de profundidade.
DIÁRIO ECONfMICO - «Governo afasta revisão do projecto Euro 2004«.
Manuela Ferreira Leite e Paulo Portas defenderam o cancelamento de três estádios. Mas o Governo, face aos compromissos assumidos, afastou a reanálise do projecto.
- «Participadas da EDP no Brasil perdem 56 milhões«.
As participadas da EDP no Brasil registaram, no final do primeiro semestre, perdas conjuntas de 56.439 mil euros, fruto da desvalorização do real e da retracção económica que assola o país.
CORREIO DA MANHÄ - «Revisão de provas sobe notas«.
O Ministério da Educação divulgou, segunda-feira, os dados da reapreciação de exames do 12º ano, relativos à 1º chamada - 1º fase, e pode concluir-se que vale a pena reclamar: 68% das provas revistas viram a sua nota melhorada.
- «Tribunal da Nigéria confirma: Condenada a ser morta à pedrada«.
O Supremo Tribunal de Fontua, no norte da Nigéria, confirmou segunda-feira a condenação à pena de morte, por lapidação (apedrejamento),de Amina Lawal, uma mulher divorciada, de 30 anos, acusada de adultério, e ordenou que a nigeriana seja executada a partir de Janeiro de 2004, data em que o tribunal considerou que a filha de Amina já estará criada.
24 HORAS - «TAP cheia a 11 de Setembro - Ingleses com medo de atentados, mas os portugueses nem por isso«.
Já quase não há cadeiras vazias no voo da companhia aérea portuguesa que parte para Nova Iorque no dia do terror - exactamente um ano de pois dos ataques ao World Trade Center.
Ao contrário do que acontece na British Airways, os clientes da TAP não têm medo de poderem ser apanhados no meio de mais uma operação terrorista de Bin Laden.
- «Mãe de professora acusada de matar meninas inglesas em entrevista: +Ela não é uma assassina+«.
Em entrevista ao jornal «Daily Mirror«, Shirley Capp, 56 anos, garantiu que a sua filha faria tudo pelo namorado, Ian Huntley, igualmente suspeito do sequestro e assassínio das jovens, mas negou a possibilidade de a sua filha estar envolvida no desfecho brutal deste caso.
A CAPITAL - «Táxis evitam assaltos com ajuda de satélite«.
Até final de Setembro, 400 táxis da empresa Autocoope estarão equipados com um sofisticado sistema de segurança, que inclui vigilância por satélite (GPS) e a possibilidade de a corrida ser paga por Multibanco.
- «Caneira ataca Benfica por causa de Veiga«.
Marco Caneira afirmou, segunda-feira, que só não ficou no Benfica porque Manuel Vilarinho e Jesualdo Ferreira lhe exigiram que trocasse o seu empresário, Paulo Barbosa, por José veiga.
O DIABO - «Loureiro dos Santos tem dúvidas sobre intenção do Governo em matéria de defesa: +O OE para 2003 vai ser o teste+«.
Em entrevista ao semanário O Diabo, o antigo Chefe de Estado Maior do Exército (CEME) mostra-se apreensivo quanto à concretização das medidas anunciadas por Paulo Portas e deixa sérios avisos ao poder político.
- «Jardim em Porto Santo: O PSD tem de mudar! Não queremos um +bloco central+«.
Alberto João Jardim rejeita liminarmente a reedição do Bloco Central, exigindo a diferença entre os dois principais partidos.
«Se o PSD for igual aos governos anteriores, não conte connosco. Se o PSD andar aqui a atrapalhar a vida da Madeira, passe bem!«, rematou Alberto João Jardim em Porto Santo.
Lusa |
| |
|
|
|
|
|
|
|
|