"Se este acordo for aplicado correctamente... podemos eliminar gradualmente a desconfiança", afirmou num discurso transmitido em directo pela televisão, numa referência às difíceis relações com as principais nações ocidentais. "Este acordo é mútuo, é recíproco", acrescentou. Rohani sublinhou que "o Irão nunca vai tentar produzir armas nucleares".
A intervenção de Rohani aconteceu alguns minutos depois da transmissão em directo pela televisão estatal iraniana do discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Esta é a segunda vez em 36 anos que o discurso de um presidente norte-americano é transmitido em directo pela televisão estatal iraniana. Os Estados Unidos e o Irão romperam as relações diplomáticas em 1980 depois da revolução islâmica de 1979. "Todos os nossos objectivos foram atingidos", acrescentou a propósito do acordo, que prevê o levantamento das sanções internacionais que prejudicam a economia iraniana.
O acordo sobre o programa nuclear iraniano entre Teerão e o grupo dos 5+1 (cinco membros permanentes do conselho de segurança da ONU - Estados Unidos, China, Reino Unido, França e Rússia - e Alemanha) foi hoje assinado em Viena, depois de 21 meses de negociações, num processo que se arrasta há 12 anos.
|