Numa maratona competitiva inter-escolas que se prolonga por dois meses, envolvendo 2.500 alunos, de 28 escolas secundárias, provenientes de 19 concelhos da região Centro, está tudo a postos para o arranque do concurso Escolíadas. Um evento que testa as capacidades artísticas dos estudantes, em áreas como a dança, o teatro, as artes plásticas e a música, mobilizando igualmente as respectivas claques, que são igualmente avaliadas por um júri.
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz recebe a sessão inaugural daquela que é a 26ª edição do concurso Escolíadas – Glicínas Plaza. Será a 17 de Abril, colocando frente a frente alunos e professores das escolas secundárias de Dom Dinis (Coimbra) e de Arganil e dos agrupamentos de escolas Figueira Mar (Figueira da Foz) e de Cantanhede.
Os 16 espectáculos do concurso decorrerão em cinco salas, dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu, e prometem atrair mais de 12 mil espectadores, na sua esmagadora maioria alunos e professores do Secundário e encarregados de educação, de acordo com a organização.
|