Recordando que o cinema sempre teve uma relação de grande proximidade com a fotografia, “acompanhando-a na sua evolução histórica, estética e tecnológica, criando um quase espaço comum de influência constante”, o Dolce Vita de Ovar promove, no próximo sábado, o “Dia da Fotografia”, numa iniciativa onde o objectivo passa por “Encontrar a fotografia por entre os filmes”. A acção “procura juntar filmes e palavras no sentido de reforçar esta proximidade num evento único”, refere a organização em comunicado.
Nesse sentido, pelas 16 horas, inicia-se uma conversa sobre fotografia e cinema – que decorrerá com a participação de Carlos Ramos, presidente da associação “Os Amigos do Cáster”, e do realizador Luís Oliveira Santos.
Esta tertúlia antecede a exibição de três curtas-metragens, a saber: “A Luz da Terra Antiga”, de Luís Oliveira Santos; “Luz Clara” realizada por Miguel Lima e Vasco Vieira - uma curta-metragem que dá a conhecer a história do fotógrafo José Cruz; e “Ruga” de Miguel Serra e Sofia Barata.
|