O custo da água e do saneamento vai aumentar a partir de 1 de Janeiro do próximo ano para os clientes da Águas da Região de Aveiro (AdRA), verificando-se uma subida generalizada nas tarifas.
Um aumento que se justifica “ligeiramente”, segundo Ribau Esteves, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AdRA, representante da Câmara de Aveiro, accionista da empresa, pela necessidade de suportar as obras em curso da Associação de Municípios do Carvoeiro (AMC), que capta, trata e conduz a água aos centros de distribuição e armazenamento.
No abastecimento de água aumentam a tarifa variável e a tarifa fixa, na ordem dos dois por cento, incluindo para os utilizadores domésticos, não doméstico, instituições sem fins lucrativos (ISFL)e autarquias. Os escalões mantêm-se para as famílias numerosas.
No saneamento, mantém-se a tarifa variável, para utilizadores domésticos, não domésticos, ISFL e autarquias, em “90 por cento do valor apurado relativo à tarifa variável de abastecimento de água”.
Para os utilizadores do tipo não doméstico com medidor de caudal, também se verifica um aumento de cerca de dois por cento, assim como na tarifa fixa para os utilizadores domésticos, não doméstico, ISFL e autarquias. Quanto aos “Serviços auxiliares”, também sofrem um aumento daquele valor e mantém-se gratuito a execução de ramais de ligação até 20 metros.
|