Águeda recebe, nos dias 14 e 15 de janeiro de 2015, o II Comité de Pilotagem do projeto PARNET-TIC 2, uma parceria no âmbito do Interreg-SUDOE que relaciona as novas tecnologias, o meio ambiente e o emprego em meio rural.
Águeda acolhe desta forma os parceiros da Diputación de A Coruña, Diputación de Almeria, Diputación de Huesca e da Chambre d´Agriculture de Lot et Garonne para jornadas de coordenação e desenvolvimento do projeto.
Incluídas no evento estão previstas palestras sobre temas que prevêem a criação de emprego verde no mundo rural e, paralelamente, ações de formação na área rural, incluindo a atividade agrícola.
O evento vai decorrer em dois edifícios, no Espaço Cidade, que se situa no Jardim Conde Sucena, em frente ao Hospital, e na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, com entrada pela Avenida 25 de Abril.
No Espaço Cidade está prevista uma apresentação do projeto municipal “Agricultura, Semente de Sustentabilidade” e duas oficinas de trabalho/workshops e na Biblioteca as reuniões de trabalho do próprio projeto e palestras a ele associadas. O programa final será divulgado em breve.
O projeto PARNET-TIC 2 enquadra-se na aposta que Águeda tem vindo a fazer de dotar o município com infraestruturas tecnológicas que permitam melhorar a disponibilização de informação incluindo negociações com os prestadores de serviços de telecomunicações para efetivarem uma maior abrangência da rede de forma a eliminar áreas de mais difícil contacto.
A autarquia quer apoiar o empreendedorismo que está a ser realizado pelos seus cidadãos, na área agrícola, florestal, turística, entre outras, em espaço rural, e no conjunto de serviços que lhes estão associados.
Oferece um conjunto de ações e serviços que facilitem as suas tarefas, através de ações formativas, da disponibilidade de canais agregadores e disseminadores de informação e de ferramentas tecnológicas. Destaque para o facto do Concelho de Águeda ter 13,6% do seu território afeto a espaços agrícolas e 58,7% a espaços florestais.
No período entre 2010 e 2013 houve 53 projetos aprovados pelo PRODER para Águeda, com um investimento privado de 4,35 milhões de euros e um financiamento de 3,44 milhões de euros divididas nos subprogramas de promoção da competitividade, gestão sustentável do espaço rural, dinamização das zonas rurais e conhecimento e desenvolvimento de competências. |