A sede da Assembleia Municipal de Aveiro, antigo edifício da Capitania, recebe a sessão de lançamento do livro “Lavradores de Vilar ou o casamento inter-pares como estratégia de sobrevivência” da autoria de Francisco Gamelas, em edição da ADERAV. Partindo de um pequeno conjunto de famílias de lavradores tradicionais a residir em Vilar no início do séc. XX.
Vieira, Duarte, Fernandes (Vieira e Duarte), Simões (Maio e Borralho), Gonçalves, Silva e Lontro são alvo de estudo genealógico. O trabalho mostra a estreita relação destas famílias com a exploração agrícola de um determinado território, antiga freguesia do Espírito Santo, hoje União das Freguesias da Glória e Vera-Cruz, Santa Joana e S. Bernardo, com pequenas fatias de fronteira das freguesias de Oliveirinha e Esgueira.
A obra retrata um período a partir de finais do século XVI, assim como a sua estreita interligação parental, consolidada nos múltiplos casamentos ocorridos em cada geração, entre os séculos XVI e XX, transformando-as num efetivo clã familiar alargado, que dominou a exploração agrícola daquele espaço geográfico.
Em adenda surge também a genealogia dos Costa da Presa e dos Sarrico de Aradas, apelido que se revelou nativo desta freguesia, constituindo-se, assim, um seu património histórico-sociológico. Sessão marcada para as 17h. |