Convidados especiais na celebração dos 25 anos da Escola Profissional de Agricultura e desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV). Atletas internacionais do desporto adaptado estivera na celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na passada quarta-feira, numa presença entendida como fator de reforço dos valores que têm contribuído para o crescimento da escola: “o respeito pela equidade, a transmissão de valores e a aposta na formação integral dos jovens”.
Paulo Henriques, campeão mundial dos 1500 metros – IAADS; João Gregório, vice campeão europeu dos 1500 metros – IAADS; João Lobo, atleta internacional de ténis em cadeira de rodas; Nuno Pontes, atleta paralímpico português, vencedor de vários torneios Internacionais de Ténis de Mesa PTT (Paralimpic Table Tennis) e Sara Duarte, paraolímpica na modalidade de Paradressage (a vertente de competição da equitação terapêutica) foram as estrelas que abrilhantaram um Dia Diferente na EPADRV.
O Diretor da EPADRV, Fernando Santos, considera que estes jovens atletas foram para toda a comunidade escolar “uma demonstração clara que, com vontade, força, muita força, trabalho e um grande espírito de sacrifício é possível suplantarmo-nos”.
Acrescentando ainda que “nós, que somos diferentes daqueles excelentes atletas, que suplantaram e suplantam diariamente as suas dificuldades, com estoicismo e uma energia contagiante, verificámos neste dia o quanto somos pequenos e não tão fortes como muitas vezes demonstramos.”
Numa escola com cerca de 30 os alunos com necessidades educativas especiais, esta iniciativa, dinamizada pela docente de Educação Especial, pelo segundo ano consecutivo, visa defender a inclusão para modificar as “atitudes discriminatórias”, mostrando que as melhores medalhas que uma escola pode dar aos seus alunos são o amor, a alegria e a equidade. |