A Universidade de Aveiro assinala a abertura oficial dos Cursos de Especialização Tecnológica. Este ano matricularam-se, na primeira fase de candidatura, 218 alunos nos CET da UA e foram colocados 25 na segunda fase.
Os CET são cursos pós-secundários, não superiores, com a duração de um ano e meio, que visam conferir qualificação profissional de nível 5, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações.
Este tipo de formação dará lugar aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), alguns já funcionar no ano letivo que se iniciou. Este ano letivo terá a particularidade de fazer coincidir CET e CTeSP na UA e noutras instituições de ensino superior.
Quatro dos CET são lecionados pela Escola Superior Aveiro Norte: "Desenvolvimento de Produtos Multimédia", a funcionar em Espinho, "Projeto de Moldes", "Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação" e "Design de Produto", que funcionam em Oliveira de Azeméis.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda leciona cinco: "Gestão da Qualidade"; "Instalações Elétricas e Automação Industrial"; "Topografia e Desenho Assistido por Computador"; "Práticas Administrativas e Tradução" e ainda "Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação". No Instituto de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) funcionam "Técnicas e Gestão de Turismo" e "Marketing e Inovação para Pequenas e Médias Empresas".
A sessão inclui a entrega de prémios aos melhores alunos da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção Aveiro Norte e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro.
A sessão de abertura está marcada para as 18h30 na Sala de Atos Académicos da Reitoria. |