A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos comemorou Dia da Floresta Autóctone. A turma do 1ºano do Curso Vocacional do EQUI +, da EPADRV, plantou 6 árvores no espaço escolar. Esta iniciativa foi dinamizada pela Secção de Saúde e Ambiente e realizada em parceria com a Câmara de Vagos e o Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS), responsável pela cedência das árvores.
A escolha da turma responsável pela plantação das árvores teve em conta a área de formação do curso, já que o técnico de tratador de animais em cativeiro, deverá ser capaz de cuidar de animais em zoológicos, aquários e lojas, preparando a sua alimentação, cuidando da sua higiene, sanidade e reprodução, mas também recriar o habitat natural destes animais e saber preservar os espaços envolventes.
O Dia da Floresta Autóctone comemora-se no dia 23 de Novembro e tem como objetivo divulgar, valorizar e alertar para a necessidade de se conservar e proteger as florestas e as espécies arbustivas e arbóreas que ocorrem naturalmente no nosso país.
Para a comemoração desta efeméride, o FAPAS promoveu a plantação de espécies como o carvalho, o pinheiro-manso, o azevinho, e o medronheiro bem como a realização de atividades subordinadas ao tema “A floresta Portuguesa” em escolas da Região Norte, com o apoio das respetivas Autarquias, outras entidades e das populações. |