A Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro arranca esta segunda-feira. A sessão de abertura decorre a partir das 14h00 com a presença do vice-Reitor da UA para a investigação, José Fernando Mendes.
A sessão vai ficar marcada pela inauguração e visita guiada à exposição “Quando os fósseis ganham vida - Exposição de Paleoarte e Fósseis”, no átrio do edifício da Reitoria, e por uma palestra sobre o mesmo tema com o paleontólogo português Octávio Mateus, das 14h30 às 15h30.
A 15ª edição da SACT, de 24 a 28 de novembro, transforma o campus da UA num gigantesco laboratório científico aberto a todos, desde crianças do pré-escolar, até pessoas aposentadas, passando pelos alunos do ensino básico e secundário. Este ano inscreveram-se 7664 pessoas em 102 atividades (e 324 sessões), organizadas por 22 unidades da UA.
As experiências, atividades laboratoriais, palestras, saídas de campo e exposições decorrem nos diversos departamentos e unidades orgânicas do Campus Universitário de Santiago e do Crasto, na Escola Superior Aveiro-Norte, em Oliveira de Azeméis, e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.
Ainda durante a tarde desta segunda destaca-se o “Espetáculo da Física” (14h30 e 15h30), onde se vai experimentar os princípios da Física Aplicada com jogos; “Recursos minerais: do interior da terra até à nossa casa” (14h30), onde se vai ficar a conhecer as aplicações de diversos recursos minerais em materiais do nosso quotidiano, como os telemóveis; ou “Comunicações M2M” (15h00), onde se vai perceber como se pode por os equipamentos que temos em casa a comunicar uns com os outros, de modo a tornar as casas mais inteligentes.
Os participantes inscritos na SACT vêm maioritariamente de escolas do distrito de Aveiro, mas também de distritos como Coimbra, Guarda, Porto, Setúbal ou Viseu.
Esta é a maior iniciativa de divulgação de ciência do país, integrada na Semana da Ciência e da Tecnologia promovida pela Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Trata-se também de uma forma da UA assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, que se comemora esta segunda. |