A Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração, em Avanca, no concelho de Estarreja, com capacidade para 28 utentes, que congrega o Lar de 3.ª Idade Egas Moniz, é inaugurada hoje à tarde.
Esta unidade permitirá a prestação de apoio social de cuidados de saúde de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência, promovendo a sua autonomia e bem-estar, resultando num evidente benefício social para a comunidade.
A unidade de cuidados continuados começou a funcionar no início do mês de Outubro e a inauguração agora agendada contará com a presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, entre outros governantes.
O presidente da direcção da entidade responsável pelo projecto, o Centro Social e Paroquial Santa Marinha de Avanca, Padre José Henriques da Silva, diz que “o facto de no mesmo edifício existirem duas valências, Cuidados Continuados e Lar, de dois Ministérios diferentes, o do Ministério da Saúde e o da Segurança Social, que têm regras diferentes, trouxe algumas dificuldades à execução dos projectos, por visões diferentes, mas vai trazer algumas vantagens em custos na administração da nova casa”. “As dificuldades na execução serão largamente recompensadas pela economia de recursos”, sublinha.
|