Um grupo que trabalharia de forma organizada, escolhendo como alvos pessoas de idade avançada e ourivesarias, foi, ontem, desmantelado pela GNR, na sequência de uma operação de grande envergadura levada a cabo no concelho de Santa Maria da Feira.
Os suspeitos, que pertencem à mesma família, fariam as abordagens junto à residência das vítimas mais susceptíveis de caírem no “conto do vigário”. Conquistavam a sua confiança e, depois, contavam-lhes que pretendiam abrir uma ourivesaria nas imediações, pedindo-lhes ouro que tinham em casa com o pretexto de quererem fotografar ou avaliar as peças.
A investigação, que envolveu cerca de sete dezenas de elementos dos comandos territoriais de Aveiro e Porto, levou à detenção de duas mulheres e quatro homens, com idades entre os 23 e os 62 anos, no decorrer de 29 buscas (17 domiciliárias e 12 em veículos) realizadas nas freguesias de Lourosa e S. João de Ver. Destas, resultou a apreensão de sete carros, uma pistola e duas “shotguns” com munições, 3.500 euros, 17 telemóveis, seis LCD’s, seis tablets, diversos objectos em ouro e material de bijutaria e ainda artigos de vestuário (contendo dispositivos de alarme) e duas carteiras forradas a alumínio (para iludir os sistemas de detecção de alarmes).
|