Ílhavo vai juntar-se em festa, este sábado, no mercado municipal para celebrar o São Martinho e dinamizar a atividade do espaço comercial. Essa festa de São Martinho começa bem cedo, às 7h, com venda de produtos da terra. Durante a tarde haverá animação musical, baile e karaoke num encontro que se prolonga noite dentro. João Campolargo, presidente da Junta de Freguesia de São Salvador, já assumiu que o objetivo é reunir a população.
“Na Feira de São Martinho não vão faltar as castanhas e a participação de todas as associações da freguesia de São Salvador. Vamos ter mesas para as pessoas comerem, tabuleiros para as pessoas ‘pescarem’ os seus alimentos. Numa primeira parte da tarde vai atuar o grupo Pasteleiras Rock Band. Vamos ter uma fase de jantar e esperemos que as pessoas jantem nas tasquinhas. Depois a animação fica a cargo do grupo ‘Ana Isabel’, com música de baile. No fim, acabamos com um karaoke. Esta festa dá para todos.”
Desde que as Tasquinhas do Bacalhau migraram do Jardim Henriqueta Maia para o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, ganhando o formato de Festival do Bacalhau, que os moradores de São Salvador têm reclamado nova iniciativa do género. Mas para João Campolargo ainda é cedo para pensar em reavivar esse passado e fazer da Festa de São Martinho a nova festa de “tasquinhas” da freguesia.
“É cedo para pensarmos nisso. São investimentos grandes. Há que agilizar a situação com a Câmara de Ílhavo. A Câmara tem outras iniciativas desse género. Nós não queremos prejudicar nada nem ninguém. Ao fazermos estas tasquinhas só queremos proporcionar uma nova experiência em Ílhavo para as pessoas comunicarem. E para provarem mais um prato especial que sempre aparece nas tasquinhas, desta vez, de São Martinho.” |