O programa COHiTEC vai estar na Universidade de Aveiro à procura de projetos de base tecnológica. Trata-se de uma ação de formação em comercialização de tecnologias, que visa apoiar a valorização do conhecimento produzido em instituições nacionais de Investigação e Desenvolvimento.
Este programa dedica um mês às instituições de ensino superior portuguesas à procura de projetos com potencial para serem transformados em negócios de base tecnológica e de vocação global. Nesta altura estão já definidas 18 instituições de Norte a Sul do país por onde a equipa do COHiTEC irá passar, com passagem pela Universidade de Aveiro, esta quarta.
As sessões do roadshow irão contar com o testemunho de um investigador ou empreendedor de edições anteriores, que irá partilhar a sua experiência enquanto participante no Programa, abordando vantagens e maiores dificuldades sentidas na implementação do projecto.
Em simultâneo com o roadshow pelas universidades, a COTEC Portugal abre as candidaturas à edição de 2015 do Programa COHiTEC, as quais podem ser submetidas até 15 de Janeiro de 2015 através do site www.cohitec.com.
“O investimento feito em ciência em Portugal não é consequente em termos de desenvolvimento económico. O objectivo do Programa COHiTEC é inverter esta situação e contribuir para transformar a ciência desenvolvida nas nossas instituições de ensino superior em negócios globais, ao mesmo tempo que ajudamos a criar valor económico e social para o nosso país”, sublinha Pedro Vilarinho, Director do Programa COHiTEC.
A viagem começou no dia 4 de Novembro em Lisboa e termina em Lisboa a 2 de Dezembro.
A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, foi constituída em Abril de 2003 com a missão de «promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país».
A COTEC é uma associação sem fins lucrativos que conta com o apoio dos seus Associados e das instituições do Sistema Nacional de Inovação (SNI) para a concretização dos seus objectivos, através da realização de iniciativas em várias áreas. Desde o início da sua actividade que o cargo de Presidente da Assembleia-Geral tem sido exercido pelo Presidente da República. |